Neste blog você encontrará fragmentos de textos, poemas, músicas, imagens, dicas de leitura, enfim, coisas relacionadas à literatura, à arte e à nossa lingua e cultura.

Seja bem-vindo!!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O que é leitura?


Bem, para cada um, essa palavrinha soa com uma diferente intensidade. Cada um a recebe e a sente de formas diversas, mas só pode defini-la quem a houver experimentado em todo o seu teor...


Vamos ver o que alguns escritores, que nos propiciam esse deleite, dizem a respeito da leitura em suas vidas:


“Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Ler, quase como respirar é nossa função essencial.” Alberto Manguel – escritor argentino.


“ A leitura nos leva por mundos que nunca existiram nem existirão, por espaços longínquos que nunca visitaremos. É desse mundo diferente, estranho do nosso, que passamos a ver o mundo em que vivemos de uma outra forma.” Rubens Alves


“Através da leitura, é possível apurar o olhar para enxergar o que parece ‘invisível’, mas está o tempo todo diante de nós. A literatura nos dá um outro ‘ver’, o ver de verdade.” Alice Ruiz


“ A leitura era um modo de me abstrair de tudo o que incomodava, de colocar minhas raivas para fora. Depois passou a ser uma forma de resolver meus conflitos, de viver os personagens, de amar todas aquelas mulheres... Fui Julien Sorel, Clyde Griffiths, Mr. Ripley, Simbad, o marujo, e assim por diante. Ler era a minha maneira de entender a vida, de ir embora. Ainda é. Quando estou lendo, me concentro, levito, saio de mim. Ler é ganhar a alma. É ser sobrevivente. A leitura é uma bóia salva-vidas. Um scaler.” Ignácio de Loyola Brandão

“Eu costumo falar no esplendor do livro porque ele abre para mundos novos, ideias e sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos, os outros e a realidade. Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores, descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e à fala de um outro. Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro.” Marilena Chauí


E para você, que significado tem a leitura?



Um comentário:

  1. Olá,navegando pelo Google acabei descobrindo seu blog,gostei dos conteúdos e propostas educativas aqui registrados então peço licença para acompanhar!Abraços de uma mãe interessadíssima em temáticas da Educação!Da distante Itália,Bergilde

    ResponderExcluir